Informação Maçónica

Aviso importante

Enquanto um Maçon da Gran Logia Simbolica, é considerado impróprio a um Maçon comunicar com outras jurisdições, excepto através do grande Secretário. Por favor tenha em atenção este aviso importante.

……………………………………………………………………………….

Encontro anual dos Secretários das Lojas

Espera-se todos os anos levar a cabo um encontro dos Secretários das Lojas de forma a fortalecer o seu conhecimento operacional colectivo e administrativo, aumentando a comunicação com o gabinete do Grande Secretário.

…………………………………………………………………………………

Envolvimento comunitário em Espanha e Ibéria

Embora os rituais Maçónicos variem de Loja em Loja, todos os candidatos devem ter em mente que a parte essencial da Maçonaria é a caridade. A nossa referência de Primeiro grau é feita à caridade e à assistência daqueles menos afortunados que nós próprios.

As nossas Caridades têm várias formas, tanto grandes como pequenas; a Loja poderá assistir em dar doações para apoiar uma parte da comunidade. A Grande Loja indubitavelmente terá um programa a decorrer.

………………………………………………………………………………….

A Maçonaria é uma fraternidade, uma Irmandade ou Organização para homens, contudo existem Grande Lojas para mulheres.

Na nossa Irmandade encontrará homens de bom carácter de todos os tipos de vida, Juízes, Doutores, Advogados, Professores e todas as profissões de que se lembrará e de todas as idades.

Existem quase dois milhões de membros na América do Norte, e a nível mundial existem mais de quatro milhões e meio de membros.

A Maçonaria não tem uma religião, embora todos os seus membros tenham de ter fé num Ser Supremo, quer seja Deus, Jeová, Alá ou outra qualquer Divindade, suas sagradas escrituras Bíblicas, do Tora ou do Corão. A Maçonaria encoraja todos os membros a serem activos na sua própria religião.

As nossas Lojas Maçónicas não têm como propósito agendas profissionais, políticas ou religiosas. Os homens que aderem à Maçonaria fazem-no devido à sua fraternidade, possivelmente por haver uma tradição familiar com os seus pais, avós ou tios numa Loja, ou Lojas diferentes. Uma vez admitido, um Irmão poderá tomar partido das suas capacidades e seguir as muitas actividades que a Maçonaria tem para oferecer, contudo nenhum Irmão poderá ser puxado além das suas capacidades.

O ritual dos primeiros tês graus é lindo, cheio de moralidade encoberta em alegorias e ilustrada por símbolos, em que cada grau é levado adiante com dignidade.

Ser um Maçon leva seu tempo, talvez irá atender a uma Loja de Instrução semanalmente e a sua Loja poder-se-á encontrar seis ou sete vezes por ano. Depois irá encontrar o lado sociável da Maçonaria, que irá permitir à sua família tirar partido dos churrascos, jantares, festas de beneficência e muitos outros eventos, o que nos une como uma família feliz.

Dentro das Grande Lojas haverá Grande Lojas Provinciais a cobrir diferentes aras, cada uma dentro do seu Grão Mestre Provinciano e seus oficiais. Uma vez por ano haverá um encontro de investidura anual das Grande Lojas quando todos os oficiais das Grande lojas estiverem investidos.

Ninguém sabe de certeza como se iniciou a Maçonaria, apenas o Grande Arquitecto do Universo poderá responder a essa pergunta, mas muito provavelmente começou no século XV com os artesãos operários que criaram as magníficas catedrais, igrejas e Castelos.

Nestes tempos medievais os artesãos estabeleceram projectos a longo termo, comeram em conjunto, dormiram sob o mesmo tecto e estabeleceram uma Loja permanente, a qual é referida simplesmente como Loja. Todos os Maçons usam o mesmo termo "Loja" quando se encontram.

Quando estes artesãos completavam as suas funções num local em particular, levando as suas habilidades nas suas cabeças e as suas ferramentas numa mala, estes Irmãos viajantes faziam o seu caminho para o próximo castelo ou catedral. Existiam muitos perigos nas estradas, roubos ou até homicídios, dado que eram tempos sem leis. Então o que poderia ser mais natural do que procurar apoio fraterno a outros artesãos e pedir sua ajuda.

Como é que estes artesãos reconheciam outros Maçons? Os nossos antigos Irmãos traziam uma palavra passe para ganhar acesso a uma Loja.

Como artesãos habilidosos, eles recebiam elevados pagamentos e, conforme foi passando o tempo, as aldeias não precisavam mais de defesas, as construções mudaram para as cidades tal como o fizeram os artesãos habilidosos que assentaram e estabeleceram raízes e Lojas permanentes em todas as cidades. Estes artesãos habilidosos tornam-se na classe média destas cidades, os vizinhos não podiam deixar de reparar na sua boa vida, tornando-se logo evidente que eles próprios deviam procurar para se juntar e logo que perguntavam aos artesãos habilidosos, a resposta era "sim".

A evolução das Lojas Maçónicas mudou de Maçons de pedra para moldadores de homens, os artesãos foram chamados Maçons Operativos e os que se juntaram tornaram-se Maçons Especulativos.

Desta forma, os artesãos têm mudado ao longo dos tempos, embora as fundações se tenham mantido firmes e nunca irão mudar, dado a sua rica história e herança.

Quer saber mais? Contacte o gabinete do Grande Secretário,

gransecglse@hotmail.com

 

 

© Gran Logia Simbólica de España e Iberia - 2010 - Legal - Privacy Policy - Terms & Conditions